A AbbVie em Portugal

Seja aqui ou em qualquer outro lugar do mundo, a nossa missão mantém-se. Queremos transformar a vida dos doentes, contribuir para a sustentabilidade da saúde e ter um impacto positivo na sociedade. 

Compromisso com os doentes

O nosso foco e a razão da nossa existência são os doentes. Em Portugal, apoiamos diversas associações de doentes, com quem temos uma relação assente na confiança e no respeito mútuo. Cumprimos com as regras de transparência e regemo-nos por elevados padrões éticos em todas as relações de parceria que estabelecemos. Desde 2013, ano de fundação da AbbVie, doámos mais de um milhão de euros a organizações portuguesas.
Além do desenvolvimento de parcerias inovadoras, a AbbVie está envolvida em iniciativas que promovem a educação em saúde, avanços no cuidado ao doente e na melhoria da prestação de cuidados de saúde. 

Compromisso com a sustentabilidade da saúde

A AbbVie está empenhada em ajudar a encontrar soluções concretas para apoiar os sistemas de saúde na abordagem dos sérios problemas que enfrentam e que desafiam a sua capacidade de continuar a oferecer cuidados de saúde aos cidadãos. Nesse sentido, trabalhamos em estreita colaboração com as autoridades de saúde e administrações hospitalares para garantir o acesso dos doentes aos melhores tratamentos e assegurar a prestação de cuidados de qualidade, sem comprometer a sustentabilidade do sistema de saúde em Portugal. 

IS2 – Índice de Saúde Sustentável
Para materializar o seu compromisso com a sustentabilidade da saúde, a AbbVie aliou-se à NOVA Information Management School (NOVA-IMS) para juntos desenvolverem um estudo pioneiro para avaliar o impacto do investimento em saúde na economia. Ano após ano, o estudo foi evoluindo até ter sido possível, em 2016, criar aquele que é o primeiro índice capaz de medir a sustentabilidade da saúde em Portugal. Uma ferramenta útil para as autoridades nacionais como forma de avaliar a efetividade das medidas e reformas implementadas ou a serem implementadas no sistema de saúde. No sentido de promover este debate em torno da sustentabilidade da saúde, a AbbVie realiza todos os anos uma conferência onde são apresentados os novos dados do estudo.

Aceda ao Índice de Saúde Sustentável 2019 aqui

Prémio Healthcare Excellence
O Healthcare Excellence é um projeto da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) com o apoio da AbbVie, que reconhece e distingue as boas práticas implementadas nas unidades de saúde portuguesas que simultaneamente permitem melhorar os cuidados de saúde prestados aos portugueses e contribuir positivamente para a sustentabilidade do sistema de saúde. 

Compromisso com as nossas pessoas

Acreditamos que só podemos alcançar excelentes resultados se garantirmos que os nossos colaboradores beneficiam das oportunidades de crescimento e da promoção de uma cultura empresarial que reflita os nossos valores. Temos um forte compromisso com a inclusão, a diversidade e a igualdade de género. Trabalhamos juntos com espírito de colaboração, respeito mútuo e entusiasmo.   

Prova disso mesmo são os prémios que nos foram atribuídos pelo Great Place to Work:

  • 2019 – 4º lugar + Prémio de Responsabilidade Social
  • 2018 – 1º lugar + Prémio Igualdade de Género
  • 2017 – 3º lugar + Prémio Responsabilidade Social
  • 2016 – 2º lugar
  • 2015 – 5º lugar + Prémio Liderança
  • 2014 – 2º lugar

Compromisso com a comunidade local

Acreditamos genuinamente que pequenos gestos podem fazer a diferença e que não precisamos de ir muito longe para começar a mudar o mundo. Temos como objetivo gerar um impacto notável na vida dos doentes, mas queremos também ter um impacto positivo na sociedade e na comunidade onde estamos inseridos. Ao longo do ano, e de forma regular, a AbbVie Portugal colabora com diversas organizações locais.  

Week of Possibilities
A nossa Week of Possibilities permite que todos os colaboradores contribuam com a comunidade local, pelo menos uma vez no ano, para melhorar a vida de quem mais precisa. Em Portugal, os nossos colaboradores dedicaram voluntariamente o seu tempo para melhorar as condições de várias associações com um impacto notável na vida das pessoas, entre elas: a Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI), o Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT), a AJPAS, a Academia do Johnson, o Casal Popular da Damaia e a Fundação AFID Diferença. 

Compromisso com a literacia em saúde

Queremos contribuir para a sustentabilidade da saúde e ter um papel na eliminação de alguns dos maiores problemas de saúde pública, como a hepatite C. Temos plena consciência de que é preciso apostar na prevenção, que passa essencialmente pela educação em saúde e por uma mudança de comportamentos. Nesse sentido, temos desenvolvido e apoiado projetos que elevam os níveis de literacia em saúde. 

Escolhe Viver
O Escolhe Viver é um projeto dirigido a alunos do segundo e terceiro ciclo, que consiste na realização de sessões de prevenção de comportamentos de risco e que contam com o testemunho de Johnson Semedo, uma figura carismática que usa a sua história de vida para alertar os mais jovens. A prevenção do alcoolismo, os comportamentos sexuais de risco (DST’s), o consumo de substâncias psicoativas e as doenças transmissíveis (hepatite C, VIH) são os principais temas abordados nas sessões. O projeto resulta de uma parceria entre a AbbVie e a Câmara Municipal da Amadora e, entre 2015 e 2018, beneficiou mais de 3.000 alunos, em 12 escolas do concelho.